Movimento Solidario

             


PROJETO APRENDIZES SOLIDÁRIOS



Sob a sagrada inspiração do meu Mestre, presente no Seminário, física e espiritualmente, propus, numa ação conjunta, um modelo prático que demonstrasse o nosso amadurecimento, diante das questões ambientais, sociais, econômicas e espirituais.

A questão seria o quanto é preciso ter recursos financeiros para ajudar aquelas pessoas mais carentes, que não precisam nada mais do que uma fração mínima do que somos capazes de ganhar.

Não se trata de esmola e nem assistencialismo, e nem pode ser uma visão de dar para consolar um eventual sentimento de culpa por possuir o que falta para muitos. Nada disso!

Não estamos com a consciência pesada, sabemos muito bem que conquistamos o que temos, com trabalho, honestidade e justiça. Mas, o fato de chegar às nossas mãos as oportunidades que, para muitos, não há a mínima chance de ser atingida, nos dá o dever de estender uma parcela dessas oportunidades para quem está faminto à espera que “uma migalha caia de nossa mesa”.

Passemos, portanto, às atitudes a serem tomadas, e as regras a serem seguidas.

1.    Proponho que utilizemos o blog Aprendizes no Caminho para administrar as ações a serem tomadas. E, para isto, solicito ao João Sérgio que crie um espaço específico a ser usado com este fim.

2.    A minha sugestão é que o nosso movimento se chame APRENDIZES SOLIDÁRIOS, e que a nossa primeira iniciativa seja conhecida como MISSÃO 9/NE, identificando a intenção solidária do nº 9 e o NE para expressar a primeira região a ser assistida, o NORDESTE.

3.    Gostaria de sugerir que a administração inicial ficasse aos cuidados do João Sérgio, Sílvia e Conceição, que já tinham dado os primeiros passos numa ação semelhante.


4.    As ações de campo ficariam a cargo da Adriana, da Rita, da Lisana e da Márcia, com contatos diretos com as áreas a serem atendidas e com a integração da nossa teoria com a prática.

5.    Quem puder, de preferência no Rio, onde há maior concentração de participantes, abriria uma caderneta de poupança conjunta, que fosse de responsabilidade dos 3 administradores acima indicados.

6.    Os depósitos seriam espontâneos, sem valores preestabelecidos, mas, de preferência, no mínimo, uma vez por mês, não havendo necessidade de identificar os depósitos, para que as importâncias sejam recebidas sem a preocupação de quem deu quanto, e quando.

7.    Outra sugestão é que os Aprendizes Solidários não se limitem a dinheiro e aquisição de equipamentos ou produtos, mas a relacionar peças do mobiliário de quem está trocando móveis, aparelhos eletrônicos, roupas ou livros. Estas peças seriam listadas, e sempre que possível entregues por um ou mais dos membros, em viagens que poderiam ser parcialmente ou totalmente custeadas pela nossa Poupança.

8.    As decisões seriam tomadas em grupo, por iniciativa de qualquer dos membros, estando o grupo aberto somente para os aprendizes da Numerologia da Alma.

9.    Se os aprendizes conhecerem pessoas que queiram ajudar, deverão assumir a ligação com esses doadores, e serem seus porta-vozes, já que eles não poderão ter acesso ao blog ou às decisões.

10. Por uma questão de ordem, jamais por supremacia ou maiores direitos, em qualquer situação de conflito de ideias ou dúvidas, a decisão final ficaria sob a minha responsabilidade.

Estes seriam os nossos 10 Mandamentos, que devem ser praticados com simplicidade, sem burocracias ou complicações. As decisões não serão jamais político-partidárias, religiosas ou que envolvam qualquer discriminação racial, social, intelectual ou sexual.
                                  
                                               São Lourenço, 6 de julho de 2015.

                                                           Gilberto Gonçalves.



ABERTURA DA CONTA POUPANÇA
21/07/2015



Banco Itau  Agencia: 0380  Conta poupança:  06237-2 - 500
O saldo nesse dia 9 de agosto de 2016 é de R$ 998,09 (novecentos e noventa e oito reais e nove centavos).

Comentários

  1. Meus queridos aprendizes no caminho da espiritualidade:
    De agora em diante, devemos passar a nos comunicar através deste espaço sagrado, que contará toda a história do Movimento Aprendizes Solidários, desde a sua criação e para todo o sempre.
    Comecemos com a Mensagem Inicial, e nos ocupemos daqui em diante.
    O passado fica por conta da nossa Monitora Rute, que tem o dom de arquivar e catalogar tudo que seja de real importância para ser lembrado.
    Estamos aguardando o número da conta de poupança no Itaú, para os primeiros depósitos que serão as doações espontâneas de cada um para a formação de um Fundo de Reserva.
    A nossa organização com a participação solidária de todos é de dar água na boca.
    Por favor, não se intimidem, deem suas opiniões. Este espaço não tem dono, é de todos nós.
    Abro este espaço com um entusiasmo imenso e a certeza que tudo vai dar certo.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  2. Mestre,
    Hoje. A Silvia, Conceicao e eu, nos encontraremos por volta das 14 horas para abrir a conta poupança.

    Seria interessante recomendar que todos marquem esta postagem para receber copia por email, para serem alertados sobre os comentários.

    Lembremos que tudo é uma construção fruto de esforço, dedicacao e foco...

    Mandaremos notícias pelo blog assim que estiver concretizado.


    Abs a todos os solidários construtores,

    ResponderExcluir
  3. Olá peregrinos e peregrinas de uma longa jornada que se faz no cotidiano. aqui e agora...

    Então, gostaria de compartilhar o processo de encontrar o quê, como e onde dar concretude ao projeto que está sendo construído coletivamente.

    Vamos lá, na primeira vez que surgiu a ideia, logo me lembrei da realidade onde mora a família de Davina, uma trabalha conosco na câmara. Quando cheguei de São Lourenço, disse a ela que queira conversar, mas não foi possível. Logo fiz uma viagem à Recife, um lugar lindo. Fui a Feira da FENEARTE, a maior feira da América Latina. Visitei os espaços, degustava de coisas gostosas, adquiria o que era possível, trocava ideia, sentia a arte e vida do povo, pegava os cartões de visitas.. Assim foi o tempo que passei por lá além di visitar pontos lindos de Recife.

    Hoje a tarde, consegui conversar com a Davina e contei da viagem e da nossa proposta. Perguntei o nome de sua cidade, é Cabo de Santo Agostinho,na Comunidade Engenho Massangana. Perguntei um pouco da história deles e se tinha algum trabalho, ela disse que não tinha nada, mas que tem pessoas interessadas e que saber fazer redes de pescar, rede de descanso e outras artes, mas com poucos recursos.

    Aí eu disse a ela que tinha uma lembrança de ter encontrado alguém de sua terra, a ideia que tive era pedir ajuda, apoio no compartilhar os dons e saberes. A Davina ficou de levantar os nomes de familiares que poderemos conversar e eu fiquei de conferir e os meus cartões de visitas.

    E assim fiz, pra minha alegria, encontrei o cartão de Dona Conceição Camelo que faz o doce Da Terra e faz parte de uma associação de artesão. Imediatamente liguei pra ela, conversamos sobre o trabalho dela e do grupo e falei um pouco do que pensava. Ela ficou feliz e logo lembrou que tem gente no grupo que faz sabonete de argila... imagine só...

    Anotei os contatos dela, já enviei um email para deixar o contato e explicar um pouco melhor sobre a proposta.Agora á aguardar os contatos de Davina e ver como elas vão se encontrar por lá e assim acredito que teremos alguma sugestão de como dar os próximos passos. Também é bom considerar que há outras iniciativas em localizar projetos, a Rita já deve ter algo... o importante é que depois possamos decidir.

    OBS: logo quando cheguei de São Lourenço também tentei fazer contato com um amigo que mora em Crateús no Ceará, mas ainda não consegui retorno, estou no aguardo. O contato com a comunidade de Pernambuco veio primeiro...

    É isso, vamos seguindo, qualquer coisa comunicando,

    Grande abraço e boa semana para nós!

    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde passei para dar um alô pois preciso criar a prática, o hábito, a disciplina e a ordem em minhs vida.
    Entrei aqui pela primeira vez e lá vou eu penetrando tb nos mistérios tecnológicos.
    A satisfação pelo aprendizado , por trocar e evoluir é imensa.
    o meu muito obrigada por ter conhecido vcs!
    Daqui a pouco um grande passo! A conta bancária !
    Abraços amigos!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia pessoal

    É lamentável que antes de considerar uma ideia, o seu conteúdo, se fica preso a um caminho.

    Acho a ideia do blog interessante, mas não acredito que deva ser o nosso único caminho para comunicar as ideias, se assim for, sinto que vou ter dificuldades de caminhar. Até por que parece que o que não estiver dentro de um modelo as propostas perdem o seu valor, a sua importância.

    Estou procurando o melhor de mim, invisto no que acredito e sei que o grupo faz o melhor e do seu jeito, no seu tempo, procurando sempre superar os desafios.

    Grande abraço.

    Adriana,






    Em 20/07/2015 23:01, João Sérgio escreveu:
    >
    > Parece que a ideia de usarmos o blog como ferramenta de comunicação não foi aceita ...ou não compreendida.
    >
    >
    > ---- adrilara2005@ig.com.br escreveu ----
    João Sérgio

    10:20 (Há 3 horas)

    para adrilara2005, mim, Silvia, Conceição, Lisana, Evane, Nildes, MICHELE, Rita, Marcia, Maria, Rute, Jorge, Aidê, izabel, Mara, Nair, Paula, Daniela, fcarreiro, Sintonizado, Luiza, Renzo, Shantalla

    Não se lamente minha querida,
    todos os canais estão abertos.
    Mas aquilo que não se usa atrofia, e aquilo que se expressa se desenvolve...

    João Sergio. P. Silva
    Gerente de Negócios
    (21) 98762-1244
    (21) 2541-3748
    joao@tisv.com.br
    Gilberto Gonçalves

    13:52 (Há 0 minutos)

    para adriana, João, Silvia, Conceição, Lisana, Evane, Nildes, MICHELE, Rita, Marcia, Maria, Rute, Jorge, Aidê, izabel, Mara, Nair, Paula, Daniela, fcarreiro, Sintonizado, Luiza, Renzo, Shantalla

    Por favor, Adriana!
    Não façamos de uma norma importante para a organização e para o controle do Projeto, motivo de conflitos.
    O blog foi adaptado para incluir as etapas do Projeto, jamais para aprisionar os participantes.
    Se entender que prefere usar os e-mails, não há razão alguma para protestar. Faça-o, que eu procuro me adaptar.
    Diante do ocorrido,eu quero dizer a todos que a comunicação pode ser feita de qualquer modo, sem proibições ou restrições. Mas, para facilitar o meu controle, eu passarei a comentar no espaço dentro do blog, reservado para o APRENDIZES SOLIDÁRIOS.
    Se for o caso, eu copiarei alguns comentários feitos fora do blog, e colarei no blog, para facilitar o trabalho de arquivo e controle de nossa amiga Rute, encarregada da Memória Solidária.
    Agora, sem rusgas e sem ressentimentos, vamos adiante, com plena liberdade de ação.
    A solidariedade do projeto precisa ser ampla, geral e irrestrita.
    Abraços fraternais para todos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  6. Ola amigos Solidários,

    Hoje abrimos a conta poupança no banco Itau.
    A conta é conjunta com Conceição, João Sergio e Silvia.


    Conta Poupança APRENDIZES SOLIDÁRIOS:
    Banco : Itaú
    Agencia: 0380
    Conta Poupança : 06237-2

    ResponderExcluir
  7. Queridos Aprendizes Solidários:
    A abertura desta conta de poupança representa um marco histórico na nossa jornada Iniciática.
    Agência 0380 C/P 06237-2 - data de abertura 21.07.2015
    O dia tem um CO = 9, a Agência é nº 11 e a conta tem soma 9 e dígito 2, cuja soma dá 11. Perfeito!
    Com isto, realizamos mais um item do nosso Decálogo, o de nº 5.
    Agora, cada um, a seu bel prazer, deposita quanto e quando quiser, sem avisar. O que uma das mãos fizer, que a outra desconheça.
    Agradeço a todos que estão envolvidos nesta sagrada jornada, cada qual na sua, e todos unidos pelo ideal maior.
    Vamos continuar a jornada. Estamos prontos a começar a realizar doações e a receber projetos para que analisemos e decidamos prestar ajuda.
    Neste momento, desejo relembrar que a simplicidade deve ser o nosso lema. A soma de pequeninas obras podem se transformar numa grande construção. Somos meros operários, jamais donos da obra.

    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  8. Olá a todos e todas!
    Gostaria de reconhecer os passos leves e preciosos da Adriana em criar redes de relacionamentos para que o nossos projeto floresça na vida de pessoas de verdade, que estão a alguns "espaços/tempos" de distância da nossa iniciativa. Que essas realidades se encontrem em breve para comemorarmos mais uma fase do caminho!

    Abraço fraterno,
    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigos solidários,

      Quero me juntar a Silvia e a todos neste reconhecimento dos "passos leves" e firmes da nossa amiga Adriana, que tem sido ativa e grande colaboradora deste movimento. Que as ações sejam sempre mais importantes que as palavras e que sejamos maiores em nossas virtudes reunidas do que em nossas falhas individuais.

      abs

      Excluir
  9. Amigos cidadãos solidários:
    Na véspera do encerramento do 1º mês após a criação do fundo de coleta de doações, venho solicitar aos administradores da conta que publiquem aqui no blog, a cada fim de mês, o saldo em conta.
    Com isto, espero que tenhamos em mente, permanentemente, que estamos coletando recursos para que não passemos pelo mundo apenas pregando o bem, mas realizando-o efetivamente.
    Peço que publiquem apenas o valor total, sem mencionar os valores que foram sendo depositados.
    Assim, preserva-se melhor a privacidade dos depósitos e depositantes.
    Não devemos ficar ansiosos, se o saldo crescer, sem projetos em vista.
    Os projetos virão a seu tempo, e tenho absoluta certeza que já estão sendo planejados pelos nossos aprendizes na linha de frente.
    As opiniões serão muito bem recebidas, pois solidariedade se expressa em palavras e obras.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  10. Amigos, ainda não recebemos o cartão da conta poupança e como não sei ainda como utilizá-la, irei ao banco hoje para me informar e publicar o saldo.

    Abraços e excelente semana!

    ResponderExcluir
  11. Amigos,
    Hoje fui ao Itaú buscar o cartão da conta poupança e cadastrar as senhas.
    Não foi uma seara fácil, pois é início de mês, mas nada como ter muito a estudar para passar o tempo de espera!
    Verifiquei o saldo, temos hoje R$ 160,00 (cento e sessenta reais).

    Abraços,
    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo !
      Atualizei o valor la em cima junto ao numero da conta corrente.
      vamos fazer assim para ficar mais fácil.

      abs

      Excluir
    2. Meus queridos aprendizes solidários:
      Espero que o entusiasmo do grupo no lançamento do projeto não tenha passado de fogo de palha. As manifestações de entusiasmo foram enfraquecendo aos poucos, até que, por fim, desapareceram.
      A importância em conta parece revelar o pouco interesse do grupo em criar uma reserva que possa se mostrar à altura, quando chegar a hora de prestar uma ajuda de imediato.
      Eu sei que é difícil tirar do bolso para doar a quem nem se conhece, mas despojamento é isto.
      Uma coisa é o discurso fácil de que somos espiritualizados e temos pena dos pobres, outra é dar prova disto.

      Acontece que os pobres não querem pena, mas uma ajuda efetiva que os permita enfrentar a pobreza com a dignidade de um cidadão.
      Precisamos estar atentos para identificar pessoas ou instituições que precisem da nossa ajuda.
      Não basta ser bom, é preciso participar.
      Abraços.
      Gilberto.

      Excluir
  12. Olá amigos! Retornando das férias e confesso- me saudosa dos dias que passei, mas logo logo entrarei no ritmo!
    Estou separando lençóis e toalhas p doação.
    Já temos destinatário?
    Abçs
    Conceição

    ResponderExcluir
  13. Bom dia! Programei um débito automático para a nossa poupança... E então "descobri" que o nome que aparece é o meu. É claro que seria mais bacana ter o APRENDIZES SOLIDÁRIOS aparecendo, mas como ainda não temos, espero que o fator psicológico não esteja desmotivando ninguém. Poupar e Doar é só começar! Uma pequena quantia, que não fará falta a ninguém, juntando-se todo mês, um pouquinho de cada um, depois de um tempo ganham poder para transformar ou dar início em algo.

    Vamos ter fé e confiança no futuro e também no nosso poder pessoal para mudar o mundo!

    Abraço de 20seg (para gerar oxitocina) :)
    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia
      Está é uma boa iniciativa, que vou aderir.
      Parabéns, e obrigado por compartilhar e não se acomodar na rotina.
      Abs

      Excluir
  14. Boa noite amigos.Informo que é preciso colocar a numeração 500 após o dígito 2 da nossa conta poupança!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite! O saldo nesse dia 7 de setembro é de R$ 301,16 (trezentos e um reais e dezesseis centavos).

    Abs
    Silvia

    ResponderExcluir
  16. Boa noite,
    Segue o saldo da poupança dos Aprendizes Solidários: R$ 443,26.

    Parece que está faltando solidariedade ao projeto. Um pouquinho de cada um vai nos empoderar para sairmos da teoria! Estamos tentando praticar a caridade com responsabilidade, não é? Então, agende transferência para: ag. 0380 conta poupança 06237-2 dig 500.
    Abraços,
    Silvia

    ResponderExcluir
  17. Meus caros aprendizes:
    Considerando que a Tatiana não participou do lançamento do Programa, quando foram discutidas diversas hipóteses, para que pudéssemos fazer algo diferente, vou tentar fazer uma síntese do que o programa pretende.
    Não queremos cair numa mera contribuição que tire das nossas costas a sensação de que não fazemos nada pelos outros.
    Qualquer um de nós pode contribuir para um asilo, orfanato e casa de caridade, mas quando o fazemos, apenas doamos dinheiro. A doação para essas instituições, quase nunca, permite ao doador determinar em que empregar a contribuição.
    Isto costuma criar uma reação confortável de deixar a consciência tranquila. Mas, o Iniciado não deve contentar o seu ego ou a sua consciência humana. Dele se espera mais,muito mais.
    Como não somos ricos para criar uma Fundação, surgiu a ideia de encontrar uma instituição, e não uma pessoa, a ser alvo da nossa ajuda. A intenção não é matar a fome de uma pessoa ou família, para isto existem programas governamentais de grande alcance nacional. A intenção não é presentear uma família pobre com um carro, casa ou palácio, para sair na TV.
    O objetivo é ajudar quem dedica o seu tempo a criar cidadãos. Queremos dar um tear que ensine crianças a tecer, numa comunidade em que elas se tornem artistas e operárias, auto-suficientes e conscientes da sua condição de cidadãs.
    Às vezes, uma bicicleta resolve o problema de entrega numa comunidade pobre e esquecida num canto do país. Enquanto, isto as pessoas começam a se mobilizar para a aquisição de um ônibus, caminhão ou trator. Mas, isto estaria fora do nosso alcance, mas a bicicleta, não. O simples, quando útil, vale mais do que soluções sofisticadas.
    As verbas públicas nunca contemplam a simplicidade, pois não oferece retorno político. Com isto, as pessoas e instituições mais simples ficam de fora dos seus projetos. A nossa ideia é exatamente o contrário, o de ajudar quem não tem recursos e nem acesso a eles.
    Espero que entendam onde queremos chegar. Nada de caridade, para dar descanso à consciência.
    Quem quiser doar para uma instituição de caridade deve doar, e faz muito bem. Eu faço este tipo de doação para entidades da minha cidade, mas isto não é suficiente, ainda que sejam parcos os meus recursos econômicos.
    Quando, porém, somamos nossas moedas, podemos reunir uma importância que se torne valiosa para uma ação simples e que nos permita ser úteis para realizar sonhos de quem já não confia tanto na bondade humana.
    Será que agora ficou claro? Eu não estou negando o fato de que muitos precisam de ajuda em qualquer lugar do Brasil e do mundo. Mas, precisamos concentrar nossa atenção num público alvo e numa região, onde pobreza é marca registrada.
    Agora, é arregaçar as mangas, e mãos à obra. Ninguém é obrigado a nada, nós apenas somos um grupo de estudiosos da espiritualidade e da Iniciação numerológica. O que vier a mais será mérito pessoal e individual de cada um. Quem se julgar habilitado que dê um passo a frente.
    Ufa! Acho que desta vez consegui!
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  18. Prezados amigos, o saldo da poupança, em 07.12.2015 é de R$ 518,90.
    abraços,
    Silvia

    ResponderExcluir
  19. Bom dia,
    O saldo da poupança Aprendizes Solidários hoje, dia 22.1.2016 é de R$ 615,28 (seiscentos e quinze reais e vinte oito centavos.

    Devemos repensar essa iniciativa? Passar esse saldo para uma conta poupança no nome do Mestre Gilberto? A solidariedade está carecendo de ação.

    Combinamos que as contribuicoes seriam espontâneas, conscientes e anônimas, mas pelo andar da carruagem o número de solidários está próximo de ZERO.

    É bem possível que, se temos objetivo real de fazer o bem, precisamos de mais comunicação para as doações. Se cada um não esta tendo possibilidade de fazer seu próprio lembrete, podemos disparar lembrete mensal... (Foi o que fiz pra mim mesma, sao muitas coisas para fazer!)

    Confesso que esta me incomodando ver meu nome ao fazer a doacao. Psicologicamente esta confuso.

    Aguardo feedback de TODOS!

    Abraço,
    Silvia Fitti

    ResponderExcluir
  20. Bom dia!
    Banco Itau Agencia: 0380 Conta poupança: 06237-2 - 500
    O saldo nesse dia 4 de julho de 2016 é de R$ 990,17 (novecentos e noventa reais e dezessete centavos).

    ResponderExcluir
  21. Prezados, o saldo nesse dia 9 de agosto de 2016 é de R$ 998,09 (novecentos e noventa e oito reais e nove centavos).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Seminario de 12 de Março 2016

Seminário de Inverno "Os Alquimistas estão chegando!" - 11 de junho de 2016

Os aprendizes estão subindo a montanha